segunda-feira, 11 de julho de 2016

Uma critica a sociedade que não usa espelho II

Gosto muito de pensar nas coisas da vida, juntamente com as minhas reações e as reações alheias em cada situação do dia-a-dia. Estive pensando recentemente em um caso que aconteceu comigo há alguns anos, mas que ainda me gera reflexão.
Era umas 17h da tarde de um sábado e uma amiga me liga fazendo um convite para ir pra casa dela. O motivo? Havia alguns amigos dela e a ideia era beber umas cervejas (alguns deles eu conhecia e outros não). Como morava perto, não me demorei a chegar lá.
Chegando, lembro-me que na casa dela tinham em torno de cinco pessoas ( duas conhecidas), além da minha amiga. O caso foi com outra pessoa que estava lá, um cara que eu não conhecia, mas era muito gente fina. O tipo desses caras que se da bem como todo mundo, conversa de tudo numa boa. Negro, mais ou menos 175cm de altura, magro, dread’s, baterista de uma banda de reggae.
Basicamente tudo que se precisa pra se sofrer preconceito pela “sociedade”, mas vamos ao caso que me gera reflexão até hoje:
Uma certa hora da noite, acabou a cerveja, logo alguém tinha que sair para comprar e isso caiu justamente para mim e para o rapaz em questão, a gente foi e aproveitou pra ir jogando papo fora no caminho. Em uma certa altura da conversa ele me fala o seguinte:
- Cara, veja como as coisas são: O preconceito não parte apenas de um lado, ele parte de todos, eu por exemplo sou “rasta”, uso dread’s, fumo maconha, curto um reggae e sou preconceituoso! Quando a menina disse que o amigo dela (você) ia vir e que você era uma cara legal, comecei logo a imaginar que você era um cara chato e outras coisas, logo eu já criei um PREconceito seu....
Agora paremos para pensar, pare para analisar o seguinte:
QUEM NESSE MUNDO NÃO É PRECONCEITUOSO?
Todos nós somos, todos criamos um conceito já de cara sobre alguém e normalmente esse conceito que criamos é negativo.
Todo preto é ladrão...
Todo branco é playboy...
Todo rico é metido...
Todo nordestino é burro...
E por ai vamos criando esses conceitos, vamos tachando as pessoas sem conhece-las realmente, sem saber quem realmente são e sem dar a oportunidade disso.  As vezes são pessoas maravilhosas, com historias lindas, com uma boa risada...              
E agora fica a dica do “Tiu Viny”: Deem a si mesmo a oportunidade de conhecer novas pessoas, pessoas de ambientes diferentes dos seus, de vibes diferentes da sua, conheçam algo novo, isso vai te ajudar a abrir sua mente e diminuir esse PRECONCEITO que todos temos.

Obrigado.


Viny Uchôa