quarta-feira, 21 de outubro de 2015

De Tudo Um Pouco: Onde está Luke enquanto a força desperta?


Na última coluna escrevi a respeito do último trailer de Star Wars – O Despertar da Força (vou ser sincero, está me dando uma vontade de escrever Guerra nas Estrelas, só pela nostalgia da coisa), continuando, falei sobre o trailer e também citei que com ele algumas teorias: conspiratórias ou não começavam a surgir, e a principal delas era devido a ausência do grande herói da saga original, Luke Skywalker. Tá bom, tá certo que a mão dele aparece novamente fazendo um afago no R2-D2, porém é só isso. No primeiro trailer, ele é o narrador, explica que a força é algo interessante, aquela coisa toda de que ele tem, o pai dele tinha, a irmã dele tem e que a pessoa para quem ele narrava a respeito da força tinha também. E só isso que tivemos do Luke. Fora as fotos do Set de filmagem onde ele aparece com um visual Obi-Wan Kenobi / Qui-Gon Jinn. De resto, mais nada do Sr. Skywalker.


Daí, logo após exibição e re-exibição e dezenas de postagens do novo trailer, meu celular começa a vibrar com mensagens de um amigo querendo saber e teorizar onde diabos está o Luke. E daí surge a primeira grande teoria: Luke cedeu para o lado negro da Força e teria ele treinado o Kylo Ren (Caso não saiba, sempre existe apenas um Lord Sith e seu aprendiz. Nunca mais que isso).  Outra teoria é que na verdade Skywalker seria Kylo Ren, essa teoria é embasada no fato de Mark Hamill aparecer como o segundo nome do elenco principal, mas ainda não apareceu no pôster e o ator que teoricamente seria Kylo Ren (Adam Driver) ainda não apareceu realmente como Kylo Ren, no máximo na revista Vanity Fair e aparentemente o personagem de John Boyega aparece lutando contra Adam Driver, mas quem garante que Adam Driver é Kylo Ren?


Afinal o diretor do filme J.J. Abrams já explicou que Ren não é exatamente um nome, é sim um título como era Darth nas duas trilogias anteriores. No caso o Ren é referente aos cavaleiros de Ren.

Outra teoria, que é a que inicialmente eu estava mais propenso a acreditar era a que Luke, após a vitória dos rebeldes e derrubada do Império, teria sido sequestrado pelos simpatizantes de Palpatine e como era o último Jedi e grande detentor da força, teria sido obrigado a treinar Kylo Ren, e dessa forma o personagem realmente teria sido treinado por Luke, mas não como um discípulo, mas como algo mais forçado. Parece uma teoria meio forçada, mas é aquela cosia de não querer ver o herói sucumbindo ao mal.

Há, porém um grande detalhe, que é de suma importância. Em 1998/1999, próximo ao lançamento de A Ameaça Fantasma, George Lucas, começou a dar uma série de entrevistas, explicando a respeito da trilogia original, como ele tinha imaginado tudo em 9 episódios e outras coisas do gênero e ele falava algo que era muito importante para essa trilogia que vem agora: as cores das vestimentas de Luke Skywalker. Em A Nova Esperança ele se veste praticamente de branco (a não ser quando veste a roupa laranja de piloto e o casaco amarelo no final). Em o Império Contra-Ataca suas roupas já são acinzentadas. E em o Retorno de Jedi ele se veste de preto. Ou seja, George Lucas já deixou escapar que havia realmente uma grande possibilidade de nessa nova trilogia nós acompanharmos a “Ascensão” de Luke ao lado negro da força e ao final uma redenção em prol dos filhos de Han e Leia. Agora a questão é: Será que A ideia original de George Lucas ainda foi levada em consideração pela Disney e pelos responsáveis pela nova trilogia?

Eu acho que se esse filme tivesse sido feito lá atrás, logo após a trilogia original, nós realmente veríamos Luke sucumbir ao lado negro da força e depois partir (talvez) em busca de uma redenção, afinal, era uma época mais sem esperança, onde o sucesso estava mais nos anti-heróis, como Travis de Taxi Driver por exemplo. Mas atualmente é uma fase da busca de um ideal, de heróis, e você fazer um dos grandes heróis do cinema sucumbir e se tornar um vilão, talvez não seja algo que a Disney realmente venha a apreciar. Mas estamos falando de J.J. Abrams, e vamos combinar que ele sempre gosta de tirar uma surpresa da cartola.

A verdade que o que temos são teorias, teorias e mais teorias...
E você sabe o que isso tudo quer dizer?
É que eu não vejo a hora do dia 17 de dezembro chegar para começar a matar logo a curiosidade!


Alexandre Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário