O que poucos AINDA também não conhecem, mas que aos poucos está se caindo no gosto do público ( principalmente paulistas) são os famosos izakayas.
"IZAKAYA" é uma palavra composta de "I" (sentar) e "SAKAYA" (loja de saquê), Os botequins japoneses foram criados à partir do século XVII, quando muitas pessoas bebiam em frente à lojas de bebidas. Os donos das lojas, então, tiveram a ideia de começar a oferecer petiscos para acompanhar tais bebidas, desde então estes estabelecimentos se espalharam pelo Japão e agora invadem diversas ruas de São Paulo.
O TAKA DARU é um desses Izakayas, mas com diversos diferenciais que percebemos e vamos citar ao longo da descrição da nossa maravilhosa visita. Localizado em Pinheiros, na Rua Costa Carvalho 234, o local já surpreende com a decoração única, tradicional com toques modernos e o excelente atendimento dos funcionários muito solícitos.
Edison Hikaro é o responsável pelas novidades e pratos incrementados do TAKA DARU. Sempre sintonizando com inovações na cozinha, das mãos dele saem as delicias do cardápio.
Diferente dos Izakayas tradicionais, o salão é amplo com várias mesas, mas independente disso, você é submerso ao mundo nipônico ao primeiro passo dado à dentro. Cheio de detalhes, placas, desenhos e enfeites voltados a cultura japonesa, a estrutura do restaurante é bem original lembrando bastante a Era Meiji da história do Japão, faltando apenas uma música de fundo tradicional no lugar do Coldplay que tocava.
Sobre a comida ( o mais importante) também não deixa a desejar. A casa é famosa por dois famosos pratos, os Yakitores, que são espetinhos feitos na brasa de diversos sabores. eles podem ser de sobrecoxa, carne bovina, carne suína, coração de galinha, shimeji com bacon e até as versões vegetarianas de abobrinha, ovos de codorna e etc,...
Outro prato chefe da casa são os Donburi, tigelas com o gohan (arroz japonês) e refogados de carne ou frango com legumes. Muito bem refogados e temperados no estilo japonês.
Para que nunca experimentou Takoyaky, essa é a oportunidade de experimentar uma iguaria da culinária nipônica sem ter que procurar pelas entranhas da Liberdade ou bairros japoneses espalhados por aí. Um bolinho de massa frito com recheio de polvo cremoso, é a entrada que qualquer refeição pede. Sem mencionar o molho teryaki em cima com raspas de alga desidratada para dar um gostinho a mais. Vale cada mordida nos cinco grandes bolinhos servidos nesta porção da casa, que também pode vir na versão de camarão.
Como São Paulo está recebendo bem as casas de Lámen nos últimos anos, o TAKA DARU também traz a sua versão. Nada muito robusto, mas bem razoável e honesto, o prato traz o lombo bem feito com o caldo de missô saboroso junto com cebolinha e um ovo cozido. Faltou mais ingredientes dentro para trazer aquela cara de um farto lámen japonês, mas não deixa também de ser uma boa pedida.
Aos não tão fãs da comida japonesa, podem ir ao básico dos Teppan Yakis, os grelhados, podendo ser bovino, suíno, peixe e frango acompanhado de salada e gohan. Inclusive, de Segunda à Quinta, no horário do almoço, existe o menu executivo onde o prato principal, acompanhado de uma pequena salada, o guioza da casa ( delicioso) e sobremesa ( pedimos o sorvete de jabuticaba que deu vontade de pedir mais).
Como um bom Izakaya, a casa também tem um extenso cardápio de bebidas alcóolicas onde o saquê é o protagonista, mas também não fica de fora as caipirinhas bem brasileiras e cervejas para todos os gostos.
Caso tenha vontade de conhecer um lugar diferente, com uma imersão ao mundo do Japão bem legal, ótimo atendimento, comida deliciosa e um preço honesto, o TAKA DARU é uma ótima pedida para trazer um toque japonês para sua noite, e por quê não, pro seu almoço.
André Bludeni











Nenhum comentário:
Postar um comentário