"Com quem você esta falando?"
A frase a cima é uma das mais marcantes no filme de 2001, Donnie Darko, e ela pode ter inúmeras respostas.
O filme que traz o nome do protagonista é a história de um adolescente esquizofrênico que em 02 de Outubro de 1988 recebe a visita de uma alucinação ou premonição (depende do seu ponto de vista) de um coelho macabro de 2m de altura chamado Frank o alertando que em 28 dias 6 horas 42 minutos e 12 segundos o mundo acabaria.
O filme é protagonizado por Jake Gyllenhaal e tem como produtora e atriz coadjuvante Drew Barrymore que aceitou o roteiro do iniciante diretor, na época, Richard Kelly após inúmeras respostas negativas de outras produtoras para passar sua estréia psicótica adiante e tirá-la do papel.
Mesmo sendo um fracasso de bilheteria nos Estados Unidos e limitando sua distribuição mundial, Donnie Darko é o exemplo de filme que metade do público irá cultuá-lo como o melhor filme de suas vidas e outros uma bela perda de duas horas de seus tempos. Donnie Darko irá indagar o telespectador em vários tópicos como Viagem no Tempo, Física Quântica, O que chega a ser Loucura, Exclusão Social, Negligência nos Ensinos e até uma (fraca) crítica a Igreja.
Não entrarei em detalhes sobre o filme, pois isso criaria um grande spoiler que estragaria a análise que cada um teria a respeito da trama, mas vale ressaltar que o filme deixa a dúvida se realmente estamos marcados para vivermos o Destino de Deus ou podemos mudar nossos destinos através de uma mudança no EFEITO antes da CAUSA.
Outro ponto interessante de discussão é o verdadeiro significado dos personagens colocados na história. Roberta Sparrow, a Vovó Morte, era apenas uma velha louca ou ela também já tinha vivenciado o que Darko viveu? Os pais de Donnie agiam certo ao deixar os problemas psicológicos do filho exclusivamente para tratamento com a Psiquiatra? Donnie Darko era realmente esquizofrênico? Os professores de literatura e física sabiam algo sobre o verdadeiro Donnie? Por quê o professor de física não continuou sua explicação para o protagonista sobre a viagem no tempo? Com certeza não era medo de perder o emprego. E a minha preferida, Frank era uma alucinação? Um aviso do futuro? Deus?
Chega a ser difícil você sacar Donnie Darko a primeira vez que você o assiste por ser um filme muito complexo e cheio de detalhes, mas é ótimo para refletirmos sobre como as coisas do nossos dia-a-dia são. Por exemplo a cena em que Cherita Chen, a aluna chinesa e gordinha, faz uma apresentação teatral e todos a aplaudem por pena e dó por não se encaixar nos padrões adotados pela sociedade atual e logo em seguida, entrar um grupo de garotas loiras, bonitas em estilo cheerleader dançando (desengonçadamente até) e ganhar o prêmio da noite através de assobios e aplausos.
Caso queira sair um pouco da rotina de filmes simplistas e que estejam fora da rede maior de filmes, Donnie Darko é uma ótima escolha para uma reflexão em seguida com amigos e familiares. Obviamente não espere que todos o entendam como você ou que gostem da trama, já que o ponto principal do filme, a análise própria, é bem singular.
O filme esta disponível no Netflix e em qualquer locadora perto da sua casa.



Nenhum comentário:
Postar um comentário